Candidatos do PCO - Pernambuco

Ubiracy Olímpio

29

Vice/Suplente:Anderson Isaias

Operário de telecomunicações

Ubiracy Olímpio da Silva, “Bira”, tem 52 anos e é operador de dg (telecomunicações). Trabalhando como ligador de linhas telefônicas, foi demitido em consequência da privatização da TELPE. Hoje sobrevive fazendo pequenos serviços como representante comercial. É autor do livro de poesia “Solidão das palavras” e coautor em mais de dez antologias e coleções de poemas. Participou da luta contra o golpe que derrubou Dilma Rousseff e ingressou no PCO em 2017, durante a luta pela liberdade de Lula. Foi candidato à prefeitura de Jaboatão dos Guararapes em 2020 e participou das mobilizações pelo Fora Collor. Integra o Coletivo de Negros João Cândido. É o candidato a governador de Pernambuco, com Lula presidente, por um governo dos trabalhadores.

Roberta Rita

290

Vice/Suplente:Gabriel Alex, Sérgio Paulino

Advogada Trabalhista

Roberta Rita Cavalcanti Pereira tem 55 anos e é advogada trabalhista aposentada. Natural de Recife, foi secretária administrativa da cidade de São Benedito do Sul entre os anos de 1992 e 1996. Ingressou no PCO em 2019, em meio à campanha pela liberdade de Lula. Naquele ano, foi uma das pernambucanas que representou o Estado na 2ª Conferência Aberta dos Comitês de Luta. Em 2020, foi candidata a vice-prefeita do Recife, ajudando a denunciar a política genocida dos golpistas durante a pandemia. É a candidata do PCO-PE a Senadora, na luta pelo fim do Senado, extinção do STF e defesa das liberdades democráticas de todo o povo.

Victor Assis

2929

Jornalista

Victor Assis, 27 anos, nascido na cidade de Recife, Pernambuco, é jornalista, colunista e editor do Diário Causa Operária, membro do Coletivo João Cândido e membro do Comitê Central Nacional do PCO. Tem atuação destacada na organização dos comitês de luta de Pernambuco que atuaram em momentos importantes do último período, como a Batalha da UFPE, em 2017, a articulação estadual dos comitês Lula Livre, em 2019 e os mutirões contra a crise sanitária e econômica em 2020. É candidato a deputado federal pelo PCO, por um governo dos trabalhadores da cidade e do campo.

Klever Garrett

2907

Professor

Klever Garrett é professor de História, formado pela UFPE. Na juventude, militou no movimento popular, sobretudo na luta dos sem teto. Participou da Batalha da UFPE, quando estudantes e militantes do PCO expulsaram mercenários da extrema-direita que pretendiam organizar o fascismo na universidade. É candidato a deputado federal pelo PCO, por um governo dos trabalhadores da cidade e do campo.

Débora Gomes

2906

Autônoma

Débora Gomes, 23 anos, autônoma, nascida em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. Em 2020 foi candidata à vice-prefeita do Cabo, participando ativamente da mobilização no bairro popular de Torrinha. É candidata a deputada federal pelo PCO, por um governo dos trabalhadores da cidade e do campo.

Vado Alves

2905

Aposentado

Josivaldo Alves, 58 anos, conhecido por todos como “Vado”, é motorista aposentado. Morador do Alto da Bondade, é um dos integrantes do Comitê de Luta do Varadouro, em Olinda, onde ajudou a organizar as campanhas de Liberdade para Lula e Fora Bolsonaro. É candidato a deputado federal pelo PCO, por um governo dos trabalhadores da cidade e do campo.

Luizinho Rato do Mangue

2904

Vendedor ambulante

Luizinho Rato do Mangue, 60 anos, nascido em Recife, Pernambuco, vendedor ambulante, Luizinho Rato do Mangue é artista popular. Foi um dos primeiros a ocuparem o terreno que se transformaria na comunidade do V9, em Olinda, onde continua morando. Rato do Mangue é fundador do Espaço Cultural Luizinho Rato do Mangue,participou dos comitês de luta pela Liberdade de Lula e pelo Fora Bolsonaro. É candidato a deputado federal pelo PCO, por um governo dos trabalhadores da cidade e do Campo.

Clécio Basílio

2903

Marceneiro

Clésio Basílio, 50 anos, nascido em Olinda, Pernambuco, marceneiro e restaurador de antiguidades. Integrou no bairro de Varadouro o comitê de luta contra o golpe de 2016, em defesa da liberdade de Lula, pelo Fora Bolsonaro. É candidato a deputado federal pelo PCO, por um governo dos trabalhadores da cidade e do campo.

Vera Araújo

2901

Professora

Vera Araújo, 64 anos, nascida em Santa Cruz do Capibaribe, passou a se aproximar do movimento popular durante o governo FHC, quando viu, em sala de aula, seus alunos morrerem por inanição. Participou da campanha pela liberdade de Lula. É candidata a deputada federal pelo PCO, por um governo dos trabalhadores da cidade e do campo.

Nicole Coelho

2900

Advogado

Nicole Coelho tem 31 anos, nasceu em Recife, Pernambuco, é advogada e estudante de psicologia. Participou dos comitês de luta pela liberdade de Lula e pelo Fora Bolsonaro do bairro de Prazeres. É candidata a deputada federal pelo PCO, pela liberdade de expressão irrestrita, por um governo dos trabalhadores da cidade e do campo.

Dorgival Sales

29004

Operário da construção cívil

Dorgival Sales, 54 anos, nascido em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, trabalhador da construção civil, foi candidato a prefeito de Cabo de Santo Agostinho nas eleições de 2020. Luto pela Liberdade de Lula nos Comitês de Luta. É candidato a deputado estadual pelo PCO oferecendo uma alternativa classista ao povo pobre do Estado, por um governo dos trabalhadores da cidade e do campo.

Jamilton de Melo

29002

Auxiliar de pedreiro

Jamilton de Melo, 27 anos, nascido em Olinda, Pernambuco, trabalhador da construção civil, Jamilton de Melo, conhecido por muitos como “Xanino”, é ajudante de pedreiro. Morador da comunidade do V9, em Olinda, é um dos companheiros de destaque do Comitê de Luta do Varadouro. Jamilton de Melo é integrante da Bateria Zumbi dos Palmares e um dos organizadores da troça carnavalesca municipal O Tubarão do Canal da Malária. É candidato a deputado estadual pelo PCO, por um governo dos trabalhadores da cidade e do campo.

Liliany Tenório

29001

Autônoma

Liliany Tenório, 37 anos, nascida na cidade de Recife, Pernambuco, vendedora desempregada, participa do Comitê de Luta de Boa Viagem, onde se mobilizou com o comitê pela liberdade de Lula. É candidata a deputada estadual pelo Partido da Causa Operária, por um governo dos trabalhadores da cidade e do campo.